Dicas

Diferença de Gás GLP (gás liquefeito de petróleo) e GN (gás natural)

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias. O GLP é acondicionado dentro cilindros e de botijões de gás em estado líquido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O GN (gás natural) é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, o GN é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura. Fornecido por uma rede de distribuição encanada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conversão

Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são especificados para cada modelo de fogão. Nestes kits, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural. Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações.

Após a conversão, verifique possíveis vazamentos. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.

Para esse serviço procure uma empresa e profissional especializados, que devem possuir registro no CREA, preservando sua segurança e a de sua família.

Fonte: Copagaz, Bahiagas, RW Engenharia, Máster Fogões