Dicas

Vai comprar uma cuba!? Então antes precisa ler isso!

 

 

Na hora de comprar a sua cuba, algumas características devem ser levadas em consideração, como vai aplicar na bancada, dimensões, formato da cuba, quantidade de cubas, acabamento e furo de válvula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APLICAÇÃO

No mercado há modelos de cubas de sobrepor (instalada por cima da bancada) e de embutir (instalada por baixo da bancada). As sobrepostas são tendência, mas as de embutir continuam sendo as mais utilizada mais atenção na hora de instalar de para que não haja vazamentos e que apresente um melhor acabamento. Também e possível instalar a cuba no formato Flushmount (Alinhado com a Base).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIMENSÕES

As dimensões no desenho, comprimento (A), largura (B) e profundidade (C) da cuba devem ser proporcional ao projeto, de acordo com as medidas estruturais do móvel, também deve ser considerado a instalação hidráulica. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFUNDIDADE DA CUBA

Cubas com profundidade de 110 mm a 150 mm favorece o espaço útil sob a bancada, porem menor espaço para manuseio de utensílios. Já as cubas com profundidade entre 160 mm e 240 mm proporcionam maior espaço para o manuseio de utensílios e menos respingo durante a lavagem da louça, ocupam mais espaço sob a bancada diminuindo o espaço útil interno do móvel.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo e formato das cubas

As cubas podem ser encontradas em diferentes formatos redondo ou retangular, os modelos podem variar entre, cuba simples, cuba e meia, cuba dupla e cuba tripla.

- Cuba simples: É o ideal para espaços pequenos, ocupando pouco espaço e preservando a bancada. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Cuba e meia: Possui uma cuba auxiliar que facilita a instalação e utilização do triturador de alimentos e outras atividades. Seu tamanho proporciona um melhor aproveitamento no espaço interno do móvel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Cuba dupla: Possui dois espaços, tendo a opção de adaptar o triturador de resíduos alimentares (furo de válvula 4 ½) em uma das cubas ou separar a louça limpa da que dispõe para lavar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Cuba Tripla: Com maior capacidade de armazenamento e mais espaço para trabalho na cozinha, essas cubas são ideais para quem dispõe de mais espaço maior de bancada e gosta de ter mobilidade em seu ambiente, tendo a opção de adaptar o triturador de resíduos alimentares na cuba central (furo de válvula 4 ½), tendo liberdade de utilização das outras duas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACABAMENTO

Quanto ao acabamento, eles podem ser polido, alto brilho, acetinado ou escovado, a baixo as principais características de cada acabamento:

- Polido: Brilho natural do próprio aço inox;

- Alto Brilho: Brilho espelhado chegando a ser refletivo como um espelho;

- Acetinado: Acabamento que deixa pigmentos de brilho perolizado;

- Escovado: Acabamento com textura de linhas, alinhadas todas no mesmo sentido

Sendo que as cubas acetinadas e escovadas são mais resistentes a riscos.

     Saiba mais sobre os acabamentos assistindo nosso vídeo.

Válvula de escoamento

As válvulas de escoamento canalizam a passagem da agua da torneira para o encanamento, o diâmetro deve ser compatível ao furo para válvula da cuba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A utilização das cubas nos mais diversos projetos é uma tendência que ganha cada vez mais força entre os arquitetos e design.

Dentre seus muitos diferenciais, podemos destacar sua maior eficiência nas tarefas rotineiras de lavar e enxaguar. Modelos com mais de uma cuba possibilitando uma melhor separação no momento da higienização e preparo dos alimentos, dentre muitas outras vantagens que você poderá observar.

Por isso, elas estão se tornando as 'queridinhas' de quem projeta e de quem utiliza.

Produtos complementares

      Não se esqueça de comprar os Produtos Complementares para instalação da cuba: Válvula, sifão, fita veda rosca, torneira, flexíveis.

 

Fonte: Departamento de Comunicação Marketing GhelPlus (07/10/2016)