Dicas

Para você não errar, quando for comprar tanque.

Eles até podem ficar 'escondidos' nas áreas de serviço, mas os tanques para lavar roupas são itens fundamentais na organização da casa, mas instalar esse equipamento corretamente garante sua praticidade no dia a dia - mais isso requer cuidados com a escolha do material e, principalmente, com a montagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira algumas dicas de orientação para fazer a escolha certa!

ORIENTAÇÕES INICIAIS

Nesse momento você deve observar as necessidades de sua família, também é importante na hora da escolha do modelo de tanque, dimensões, profundidade, acabamento, furo para válvula e tipo de torneira.

MODELO DO TANQUE

No mercado existem tanques de diversos materiais, como de louça, Sintético, Plástico e Inox.

Os tanques de aço inox são indicados para quem busca um visual sofisticado e moderno. Sendo possível encontrando no mercado diversos modelos como: sobrepor, embutir, suspensos, tanques duplos e Kit lavanderias, que já vem com o balcão. 

 

 

 

 

 

 

 

INSTALAÇÃO

Os tanques devem ser instalados seguindo as recomendações do fabricante. Já altura a ser fixado deve variar entre 84 a 94 cm do piso, conforme altura da pessoa que mais vai utilizar o tanque. Verifique se o modelo escolhido à necessidade de utilizar mão francesa para reforço na instalação.

 

DIMENSÕES

As dimensões no desenho, comprimento (A), largura (B) e profundidade (C) do tanque devem estar adequados com o tamanho do espaço destinado ao projeto, de acordo com as medidas estruturais do móvel, também deve ser considerada a instalação hidráulica. 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFUNDIDADE DO TANQUE

Os tanques com profundidade entre 220 mm a 290 mm favorece o espaço útil sob a bancada da lavanderia, porem menor espaço para manuseio de utensílios. Já os tanques com profundidade entre 290 mm a 434 mm proporcionam maior espaço para o manuseio de utensílios e menos respingo durante a utilização, ocupam mais espaço sob a bancada da lavanderia, diminuindo o espaço útil interno do móvel.  

 

 

 

 

 

 

 

 

ACABAMENTO

Quanto ao acabamento, os tanques de aço inox podem ser polidos, alto brilho, acetinado, a baixo as principais características de cada acabamento:

- Polido: Brilho natural do próprio aço inox;

- Alto Brilho: Brilho espelhado chegando a ser refletivo como um espelho;

- Acetinado: Acabamento que deixa pigmentos de brilho perolizado;

Sendo que os tanques acetinados são mais resistentes a riscos.

     Saiba mais sobre os acabamentos assistindo nosso vídeo.

VÁLVULA DE ESCOAMENTO

As válvulas de escoamento canalizam a passagem da agua da torneira para o encanamento, o diâmetro deve ser compatível ao furo para válvula do tanque.

TIPO DE TORNEIRA

            Se o modelo de tanque escolhido for sobrepor ou embutir, pode ser utilizada a torneira de mesa, fixada no granito ou outra superfície (cuidar a altura da torneira para não atrapalhar o manuseio de utensílios dentro do tanque). Já os demais modelos e interessante utilizar a torneira de parede.

PRODUTOS COMPLEMENTARES

      Não se esqueça de comprar os Produtos Complementares para instalação do tanque: Válvula, sifão, fita veda rosca, torneira, flexíveis.

LIMPEZA

Os produtos em aço inox são duráveis, mas exigem cuidados especiais. Para proceder à limpeza, use apenas sabão neutro, detergentes suaves e neutros e os removedores à base de amônia, diluídos em água morna e aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Depois basta enxaguar com água em abundancia, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo adotando os procedimentos normais de limpeza na manutenção do aço inox, existem cuidados que devem ser observados para preservar suas características.

Nuca utilizar na limpeza: ácidos, produtos químicos, polidores e saponáceos abrasivos, evitar exposição a soluções concentradas de sal, não por materiais superaquecidos em cima do aço inox e não deixar artigos de aço comum em contato com o inox especialmente se estiverem úmidos ou molhados, é o caso das esponjas de aço.

Através destes cuidados é possível manter suas propriedades do aço inox originais inalteradas, mantendo sua resistência e beleza.

 

Fonte: Departamento de Comunicação Marketing GhelPlus (19/12/2016)