Dicas

Você sabia que a água Mancha?!

Quando associamos aço inox em contato com água, logo concluímos ser uma condição óbvia à finalidade do uso da pia/cuba. O que muitos desconhecem é a importância da devida secagem após utiliza-la: Sim a "Água" mancha. A seguir você vai entender porque:Quando associamos aço inox em contato com água, logo concluímos ser uma condição óbvia à finalidade do uso da pia/cuba. O que muitos desconhecem é a importância da devida secagem após utiliza-la: Sim a "Água" mancha. A seguir você vai entender porque:

 

Água é água não é mesmo? Basta abrir a torneira e lá está ela incolor, inodora e  insípida. Mas é só pesquisarmos melhor e vamos perceber que existe uma variedade enorme de tipos de água, e quimicamente classificadas como mole e dura de acordo com a concentração de cátions, cálcio e magnésio geralmente acompanhados dos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e/ou sulfeto. Em concentrações acima de 150mg/L, água é classificada como dura. Teores entre 150 e 75mg/L, como moderadas e abaixo de 75mg/L é chamada de água mole.

A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela.

Agora sabemos que na Água, além de cloro também contém partículas minerais. E quando a deixamos secar sobre a superfície do aço inox estas fixam-se em grandes concentrações causando a chamada Mancha D'água.

Por isso sim, água mancha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao considerarmos a água mais detergentes (sendo ou não a base de cloro)/e ou demais produtos químicos e de limpeza, partículas de sujeiras, resíduos de alimentos etc. Teremos reações ainda mais concentradas que provocarão manchas ou oxidações irreparáveis.  

Portanto nunca deixe de limpar e de secar devidamente sua pia após utilizá-la. 

Algumas Dicas de Manutenção de Sua Pia

Limpeza de Rotina Comuns


Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros e os removedores à base de amônia, diluídos em água morna e aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.
A limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns e seu uso constante quase sempre remove as sujeiras mais intensas, fazendo com que as manchas de superfície do aço desapareçam completamente. Ressaltando que secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sujeira moderada /manchas leves

No caso de sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com gesso ou bicarbonato de sódio dissolvido em álcool de uso doméstico até formar uma pasta, usando um pano macio ou uma bucha de náilon para

passar na superfície do aço inox.

Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, tomando cuidado para não esfregar: faça-o sempre da maneira mais suave possível, dando passadas longas e uniformes no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar commovimentos circulares.

Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com pano macio. Por fim, enxágue e siga as etapas da limpeza de rotina comuns. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em caso de duvidas, recomendamos sempre consultar um técnico habilitado para que o serviço seja executado dentro das recomendações e dosagens dos produtos de acordo com fornecedor.

 

Fontes:

(https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/agua-mole-e-dura-concentracao-de-cations-calcio-e-magnesio-na-agua.htm?cmpid=copiaecola)

(http://aguamineralhydrate.com.br/classificacao-tipos-de-agua)