COMO FAZER O CARREGAMENTO DE PIAS?
Vamos explicar de maneira resumida como você pode acomodar as pias no caminhão. Primeiro, deve-se verificar a quantidade de modelos e de peças e, caso forem grandes quantidades, faça o seguinte:
- Forre o assoalho da carroceria do caminhão com papelão para evitar o contato direto da pia com o assoalho.
- Proteja a primeira peça de cada lastro com papelão ou mesmo com blocos de EPS. Assim, a sua cuba não fica em contato direto com a parede do baú ou carroceria do caminhão.
- Ao final de cada lastro, o mesmo deverá ser amarrado para evitar que as pias se desloquem e possam ser danificadas. O procedimento ideal é com duas cordas em cada lastro. A última pia onde haverá contato com a corda, deve ser utilizado papelão para que não danifique a embalagem e o produto seja avariado.
Agora, vamos explicar o procedimento em caso de pequenas quantidades:
- As pias deverão ser colocadas em pé e escoradas na parede. Dessa forma, a parte superior da pia é que fica virada para a parede. Utiliza-se uma corda para amarrar e pode-se também utilizar papelão para proteger as bordas inferiores e superiores. É muito importante esse cuidado para evitar avarias.
- Nos casos em que há diferença entre os modelos de cubas, deve-se utilizar materiais para evitar o contato entre a última pia e a primeira do modelo diferente. Também podemos utilizar papelão, blocos de EPS ou tubos de plástico. O importante é que esses materiais tenham a superfície macia e lisa para evitar danos ao produto.
Em ambas as formas de transporte, o produto deve ser amarrado de forma que as cordas não fiquem frouxas – assim, as pias não se movem, evitando avarias.
COMO FAZER A DESCARGA E MANUSEIO
Na descarga, podemos utilizar carrinhos para transporte, tanto na vertical ou horizontal.
Na posição vertical, devem-se tomar cuidados, pois a pia tem que ficar escorada e levemente inclinada para frente evitando que ela tombe para trás na hora de movimentá-la. Quando na horizontal, o cuidado deve ser para que a pia fique com as quatro cantoneiras de isopor bem apoiadas para evitar avarias.
Também é possível utilizar pallets para o transporte, mas nesses casos é importante utilizar empilhadeiras ou paleteiras. Nesses casos, podemos utilizar camadas individuais ou em duplas – o importante é observar que o assoalho não tenha avarias e que sejam utilizadas cantoneiras de EPS – além de forrar os pallets com papelão.
Antes de movimentar o pallet é recomendado sempre tomar cuidado para que as pias sejam amarradas, para evitar possíveis quedas e danos. Os pallets são mais práticos e garantem que as pias sejam encaminhadas diretamente ao estoque sem precisar manusear as pias novamente.
ESTOQUE
Como falamos acima, as pias podem ser estocadas diretamente em pallets o que vai ajudar a economizar tempo de manuseio, já que só utilizamos a empilhadeira no transporte.
Mas também há outras formas de estocagem, como em blocos, onde elas podem ser apoiadas em estruturas metálicas ou na parede. Nos casos de pias até 1,50 m podem ser feitos dois blocos um sobre o outro, deixando duas pias sem sobrepor no início e no fim. Para modelos acima dessa medida, recomendamos somente um bloco.
A desvantagem desse tipo de estocagem é que requer maior utilização de mão de obra e aumenta os riscos de avarias devido ao maior manuseio do produto.
INSPEÇÃO NO RECEBIMENTO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Recomendamos que seja realizada a inspeção de todos os produtos no momento da descarga. Assim que o produto é recebido, a GhelPlus entende que ele está em perfeitas condições de uso e comercialização, e quaisquer avarias detectadas posteriormente (Riscos, amassados, concreto trincado) exceto defeitos de fabricação, serão considerados como danificados no cliente e não serão cobertos pela garantia.
FONTE: Indústria de Pias GhelPlus.